Site

BNDES FINAME (CFI) – Novo Regulamento para o credenciamento de máquinas, equipamentos, sistemas industriais e componentes

BNDES FINAME (CFI) – Novo Regulamento para o credenciamento de máquinas, equipamentos, sistemas industriais e componentes

Os financiamentos oferecidos por instituições financeiras para fomentar a produção são ferramentas importantes para aumentar a competitividade do mercado e viabilizar a evolução das empresas. Neste sentido, o BNDES que é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e no que tange a projetos de longo prazo é a principal instituição financeira do país, disponibiliza diversas linhas de financiamento com taxas atrativas. Entre as linhas oferecidas, o FINAME – Financiamento de Máquinas e Equipamentos é uma opção de financiamento que auxilia as empresas na aquisição de Bens de Capital e capital de giro, estimulando a competitividade em diversos setores.

Recentemente, o BNDES adotou de uma nova metodologia para credenciamento de equipamentos no FINAME. Aprovada pelo BNDES em outubro de 2017, a nova metodologia de credenciamento passou a vigorar em 03.12.2018, substituindo os critérios de Índice de Nacionalização de Valor (INv) e Peso (INp) pelo Índice de Credenciamento (IC), que leva em consideração os seguintes fatores: a complexidade econômica, a diversificação do parque industrial, a forma de inserção nas cadeias globais de valor e a qualificação da mão de obra.

As empresas com produtos cadastrados na categoria FINAME Caso a Caso (FCC) também devem ficar atentas! Conforme as Regras de Transição publicadas pelo BNDES, os produtos credenciados até 02/12/2018 que possuem índices de nacionalização com valor entre 50% e 60% deverão ser recredenciados até 31 de maio de 2019 para obedecer a nova metodologia. Caso o recredenciamento não seja realizado, esses produtos serão automaticamente excluídos do cadastro do FINAME.

De acordo com o BNDES a metodologia adotada converge com a realidade da indústria brasileira, uma vez que considera toda a cadeia de valor utilizada no desenvolvimento do equipamento. Para isso, o Índice de Credenciamento (IC) é composto pela soma de dois componentes, i) o Índice de Estrutura do Produto (IEP) e ii) os Qualificadores (Q).

Como fazer o credenciamento no FINAME?

O credenciamento FINAME é realizado através de um sistema específico do BNDES acessado pelo portal CFI. Trata-se de um processo criterioso de inserção de dados e informações pelo qual a empresa demonstra que seu produto atende os requisitos necessários para ser comercializado pelas linhas de financiamentos do banco. É possível credenciar máquinas e equipamentos; sistemas industriais; componentes; bens de informática e de automação; ônibus, caminhões, entre outros.

Quais as vantagens de credenciar os produtos no FINAME?

A empresa que mantem seus produtos credenciados no FINAME tem algumas vantagens como: ter inadimplência zero, uma vez que as operações são realizadas através do BNDES. O pagamento para a empresa é realizado pelo próprio BNDES ou pelos bancos regionais parceiros e o cliente paga para os bancos; disponibilização gratuita de um espaço no site do BNDES para exposição do catálogo de produtos da empresa. Desta forma, a divulgação alcança um numero maior de clientes; maior a agilidade no eventual pleito do cartão BNDES.

A nova metodologia adotada pelo BNDES é positiva para as empresas, pois leva em consideração diversos fatures que contribuem para o desenvolvimento da indústria no país, com foco em questões como a qualificação da mão de obra e diversificação dos parques fabris.

Eliseu Schenkel da Luz

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

 Termos de Uso / Terms of use

© 2020 Dutra. Todos os Direitos Reservados |  Desenvolvido por Agência Carambola