IPO é momento de abertura do capital de uma empresa, quando ela passa a ser pública e ter suas ações negociadas na bolsa de valores. Para chegar neste estágio, há um longo percurso de preparação a ser seguido. Ao longo deste caminho, a empresa melhora seu ambiente de governança corporativa para receber investidores, aprimora seus processos de gerenciamento de risco e compliance, além, é claro, de desenvolver continuamente o seu planejamento estratégico e uma boa gestão das suas operações.
Os caminhos da empresa que visa IPO e da empresa que mira em uma venda do seu capital para outro investidor possuem muitas etapas similares e sinergias, passando pela profissionalização e crescimento do negócio e agregação de valor. Por isso muitas empresas trilham esses caminhos simultaneamente. Ainda, ter um processo de IPO em andamento pode representar maior competitividade entre interessados na compra e um ambiente mais favorável a negociações, mesmo que a preferência dos sócios seja uma venda da empresa, e não a abertura do capital. Em empresas com vários proprietários, alguns podem optar pela venda de suas participações a terceiros enquanto que outros permanecem como acionistas pós-IPO.
O projeto de M&A sell-side pode ser conduzido em paralelo com um projeto de oferta pública de ações (IPO) da empresa, de modo que os proprietários somente precisem tomar uma decisão final em uma etapa mais avançada. E, ainda que o empresário acabe por não vender a sua empresa ou abrir o capital, terá um negócio muito mais valioso, mais seguro e mais rentável, em virtude do processo de dual track.
Tássia Warken