Transações de M&A (Mergers and Acquisitions, ou Fusões e Aquisições) dizem respeito a operações societárias de compra, venda, fusão e incorporação de empresas, totais ou parciais, envolvendo empresas de médio porte em transações fora da bolsa de valores. Crescer através de compra de outras empresas é uma estratégia eficaz e que faz muito sentido para diversas médias e grandes empresas.
Uma transação de M&A envolve diferentes etapas e pode variar em complexidade dependendo do tamanho e da situação das companhias envolvidas, do seu grau de conhecimento em relação às operações da outra parte e outras variáveis. A assessoria profissional em cada uma das etapas pode ser decisiva para agregar valor à operação e prover maior segurança aos envolvidos, evitando conflitos. Ao assessorar uma transação de M&A, tipicamente o profissional orienta uma das partes (ou lados) da transação, atuando no sell-side (em defesa dos interesses de quem vende) ou no buy-side (defendendo o comprador).
O desenvolvimento de Assessoria em M&A tem por objetivos:
• Assessorar o cliente no processo de compra ou venda de empresas, para que alcance as melhores condições de negócio, em termos justos e satisfatórios para ambas as partes;
• Prover segurança ao cliente na transação, o proteger de riscos e passivos ocultos, criando sistemas para minimizar o seu impacto ou garantir sua cobertura;
• Apoiar para que o processo seja conduzido de forma profissional, afastando questões emocionais e pessoais que podem prejudicar a negociação.
Com isso, espera-se obter os seguintes benefícios:
• Maior valor agregado, tanto em termos de preço quando em outras condições e ganhos correlatos de sinergia, tributários, etc.;
• Segurança da realização da melhor transação possível;
O escopo de um projeto de M&A é bastante amplo, podendo abranger todas as atividades abaixo, ou apenas algumas delas, em casos específicos.
• Estabelecer a tese de investimento e os objetivos estratégicos;
• Preparar a empresa para uma operação de venda parcial ou integral:
o Analisar a situação econômico-financeira e operacional do negócio e propor estratégias para agregar valor;
o Organizar a documentação contábil e legal da empresa para reduzir riscos e contingências e prepara-la para due diligence de terceiros;
o Orientar os proprietários sobre o processo e alinhar expectativas de valuation, etapas/prazos e implicações do processo de venda;
• Desenvolver materiais de apresentação do negócio;
• Prospectar compradores ou empresas-alvo e fazer sondagens;
• Conduzir as estratégias e negociação de preço e condições;
• Analisar viabilidade da operação, estimativa de retorno e formas de financiamento;
• Elaborar minutas contratuais;
• Analisar resultados de due diligence e cálculo de contingências e garantias;
• Acompanhar integração e cláusulas pós fechamento, tais como earn-out.
Toda a transação de M&A é complexa e, independentemente dos valores ou ainda que as partes já estejam em consenso sobre as condições gerais, invariavelmente há grande impacto em questões estratégicas, financeiras, jurídicas e contábeis, muitas vezes inimagináveis aos empresários que não estão habituados a este tipo de transação. Para que os melhores resultados sejam conquistados, além das características de cada parte envolvida na transação, é indispensável a competência de assessores experientes e com conhecimento multidisciplinar capazes de navegar os empresários por todas as fases do processo.
A Dutra Gestão Empresarial é especialista em processos de M&A, tendo atuado em diversos cases de médias e grandes empresas, tanto na orientação de quem vende quando assessorando investidores no processo de compra. Entre em contato e saiba mais!
por Tássia Warken da Rosa