por Tássia Warken da Rosa
Transações de M&A (Mergers and Acquisitions, ou Fusões e Aquisições) dizem respeito a operações societárias de compra, venda, fusão e incorporação de empresas, totais ou parciais, envolvendo empresas de médio porte em transações fora da bolsa de valores. Crescer através de compra de outras empresas é uma estratégia eficaz e que faz muito sentido para diversas médias e grandes empresas.
Uma transação de M&A envolve diferentes etapas e pode variar em complexidade dependendo do tamanho e da situação das companhias envolvidas, do seu grau de conhecimento em relação às operações da outra parte e outras variáveis. A assessoria profissional em cada uma das etapas pode ser decisiva para agregar valor à operação e prover maior segurança aos envolvidos, evitando conflitos. Ao assessorar uma transação de M&A, tipicamente o profissional orienta uma das partes (ou lados) da transação, atuando no sell-side (em defesa dos interesses de quem vende) ou no buy-side (defendendo o comprador). As atividades da assessoria de M&A podem incluir:
Assessoria M&A sell-side:
- Preparar a empresa para uma operação de venda parcial ou integral;
- Analisar a situação econômico-financeira e operacional do negócio e propor estratégias para agregar valor;
- Organizar a documentação contábil e legal da empresa para reduzir riscos e contingências e prepara-la para due diligence de terceiros;
- Orientar os proprietários sobre o processo e alinhar expectativas de valuation, etapas/prazos e implicações do processo de venda;
- Desenvolver materiais de apresentação do negócio;
- Prospectar compradores e fazer sondagens;
- Conduzir as estratégias e negociação de preço e condições;
- Elaborar minutas contratuais;
- Analisar resultados de due diligence e cálculo de contingências e garantias;
- Acompanhar integração e cláusulas earn-out.
Assessoria M&A buy-side:
- Estabelecer a tese de investimento e os objetivos estratégicos;
- Prospectar empresas-alvo e fazer sondagens;
- Analisar viabilidade da operação, estimativa de retorno e formas de financiamento;
- Conduzir as estratégias e negociação de preço e condições;
- Elaborar minutas contratuais;
- Realizar due diligence e cálculo de contingências e garantias;
- Acompanhar integração e cláusulas earn-out.
O desenvolvimento de um projeto de Assessoria em M&A tem por objetivos assessorar o cliente no processo de compra ou venda de empresas, para que alcance as melhores condições de negócio, em termos justos e satisfatórios para ambas as partes; também prover segurança ao cliente na transação, o proteger de riscos e passivos ocultos, criando sistemas para minimizar o seu impacto ou garantir sua cobertura; e apoiar para que o processo seja conduzido de forma profissional, afastando questões emocionais e pessoais que podem prejudicar a negociação.
Com isso, espera-se obter maior valor agregado, tanto em termos de preço quando em outras condições e ganhos correlatos de sinergia, tributários, etc., e segurança da realização da melhor transação possível.
Conte com a assessoria da Dutra Gestão Empresarial.